Saúde Estética – Dra. Siomara Fernandes faz TCC sobre rejuvenescimento

Dra. Siomara Fernandes é especialista em Saúde Estética, e se dedicou à pesquisa sobre Rejuvenescimento no século XXI.

Dra. Siomara Fernandes é Cirurgiã Dentista desde 2011 e fez Pós-graduação em Saúde Estética pelo Nepuga/FAPUGA. Durante a sua pós, se dedicou à pesquisa sobre Rejuvenescimento no século XXI, que é um tema extremamente relevante na área da saúde, bem como sua discussão social.

“Agradeço a Deus, a minha família pelo apoio e compreensão para o meu momento de aperfeiçoamento, e  aos meus colegas da turma 20/POA pelo companheirismo. Aos professores, pela competência, em especial, Prof.ª Caetana Ledur, Prof. Mateus  Struecker da Rosa e Prof.ª Fabiana Aline Moraes. Aos meus pacientes, pelo estímulo ao meu permanente estudo. Ao humilde reconhecimento da minha incompletude”.

Com essa dedicatória a aluna egressa Dra. Siomara Fernandes dos Santos  inicia a apresentação do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) n Saúde Estética. A especialista é formada em Odontologia pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE desde 1979, e se pós-graduou no Nepuga/FAPUGA de Porto Alegre- RS.

A Dra. afirma que a sua bagagem no ramo da Odontologia foi a precursora para seu sucesso atual na Saúde Estética:

“A harmonização oro facial já está firmada como uma das possibilidades de atuação de  ramos de especialização da Odontologia, em especial da Ortodontia, da Ortopedia e da  Disfunção Temporomandibular (DTM). Estas especializações trazem em si, um significativo  aporte de conhecimento teórico e prático que são o suporte para todos os tratamentos da pele, no âmbito da face e cercanias”.

Em 2018, a Dra. Siomara iniciou a sua pós graduação, e durante o seu tempo no Nepuga/FAPUGA se apaixonou pela área de injetáveis e procedimentos estéticos para suavização de sinais. Por isso, escolheu abordar em seu trabalho de conclusão de curso o título “REJUVENESCIMENTO NO SÉCULO XXI – UMA QUESTÃO DE SAÚDE”, reunindo os conhecimentos que adquiriu ao longo de sua trajetória.

O trabalho na Saúde Estética apresenta o foco em  procedimentos de intradermoterapia com bioestimuladores, com o objetivo de renovar peles maduras, como condição de elevação da autoestima, contribuindo para a qualidade de vida destes pacientes. Em sua análise, ela apresenta como vantagem “É possível realizar procedimentos, sem a perda de traços originais do paciente e, portanto, sem perda de  identidade facial. O rejuvenescimento, basicamente, enfrenta causas e consequências do  envelhecimento em todos os seus fatores. Nessa perspectiva, o rejuvenescimento é um processo  que, mais do que procedimentos estéticos, inclui cuidados com a restauração da saúde como um  todo e, em consequência, da pele”.

A aluna disserta sobre os objetivos do seu trabalho na Saúde Estética estudando a substância com melhor resultado nesse tipo de procedimento: “A partir da compreensão de como se dá o processo de  envelhecimento, vem desenvolvendo técnicas e procedimentos que estão revertendo este  processo. Os bioestimuladores de colágeno são atualmente as mais promissoras novidades no ramo de rejuvenescimento facial”.

Como objetivo central, a Dra. Siomara investigou a utilização de uma metodologia em específico “Selecionei o protocolo de tratamento com bioestimuladores, utilizando a técnica do  ELLANSE, considerando a avaliação e diagnóstico da situação da pele, elaborando um  planejamento de tratamento, para obtenção dos resultados e para suprir as demandas do paciente. O produto apresenta os melhores resultados em termos de durabilidade que pode variar de 1 a quatro anos,  dependendo do protocolo de tratamento utilizado”.

A especialista, que é formada desde 1979, atuou em vários nichos na Saúde Estética odontológica, mas encontrou um novo caminho de realização profissional. Ela ressalta a importância do tema abordado em seu Trabalho de Conclusão de Curso:

Entender como o corpo humano envelhece é muito importante  para todos os profissionais da área da saúde. Principalmente para aqueles que trabalham com a área de estética”.

Confira o Trabalho de Conclusão de Curso de Saúde Estética da Dra. Siomara na íntegra!

: Santos, S. F. Rejuvenescimento no século XXI – Uma questão de saúde. Nepuga/Fapuga. Porto Alegre, RS. 2019.

Leia também o case da Dra. Nathalia Lemes Claro, falando sobre “A UTILIZAÇÃO DO ÁCIDO HIALURÔNICO E DA
HIDROXIAPATITA DE CÁLCIO COMO PREENCHEDORES NA BIOMEDICINA ESTÉTICA”.

© 2022 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - TERMOS DE PRIVACIDADE                        Feito pelo Grupo Puga&Nunes ❤