Saiba o que é e como o NAP Nepuga/Fapuga pode te ajudar na trajetória acadêmica

Você, aluno Nepuga/Fapuga, já deve ter percebido em seu portal o ícone referente ao NAP, não é mesmo? Caso não saiba exatamente o que é e para o que serve, este artigo vai te ajudar a compreender a importância deste projeto e, ainda, como usar essa ferramenta disponibilizada pela instituição.  A Faculdade Ana Carolina Puga […]
NAP nepuga fapuga

Você, aluno Nepuga/Fapuga, já deve ter percebido em seu portal o ícone referente ao NAP, não é mesmo? Caso não saiba exatamente o que é e para o que serve, este artigo vai te ajudar a compreender a importância deste projeto e, ainda, como usar essa ferramenta disponibilizada pela instituição. 

A Faculdade Ana Carolina Puga (FAPUGA), Instituição de Ensino Superior credenciada no MEC, e o Núcleo de Pós-Graduação Ana Carolina Puga (NEPUGA), conta com o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) para alunos. O intuito do projeto é oferecer para todos os alunos ativos da IES atendimentos online psicopedagógico.

Este trabalho prioriza o desenvolvimento biopsicossocial, científico e profissional do aluno, visando colaborar de forma satisfatória no processo de ensino-aprendizagem e desempenho do estudante. Além disso, há a preocupação da faculdade com a saúde e bem-estar dos discentes, professores e demais colaboradores. 

Por que participar do NAP?

Nesta fase em que você está se graduando ou pós-graduando, podem aparecer dificuldades para conciliar trabalho, família e os estudos. Por muitas vezes, é um período desgastante e que você se vê sobrecarregado, e essas situações podem prejudicar seu emocional de diversas formas. 

Você acredita que tudo isso afeta seu desempenho? Ou até mesmo fica aflito ao pensar no futuro e o que fazer quando terminar seu curso? Tem receio em empreender, em abrir seu próprio negócio? 

E diante de todos esses pensamentos que cercam sua mente, acredita que conversar com profissionais sobre sua saúde mental em geral, sua ansiedade com tudo isso, pode te ajudar? Afinal, você está cansado, desmotivado, desencorajado e/ou perdido? 

O NAP é a ferramenta que estende a mão para te ajudar a enxergar as situações com clareza e a entender melhor sobre os caminhos que você escolheu traçar. 

Através de uma escuta ativa e especializada junto, ações específicas, suporte pedagógico à práticas acadêmicas, atividades de estudo, acompanhamento e desenvolvimento cognitivo e emocional, o Núcleo busca proporcionar melhor qualidade de vida e desenvolvimento intelectual e emocional das pessoas de forma totalmente gratuita. 

Pontos para serem desenvolvidos no NAP

A orientação psicopedagógica trabalha questões essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos e  para a estruturação de um plano de carreira. Através das consultas com as psicólogas da IES participantes do NAP, Dra. Raquel R. e a Dra. Bianca G., os alunos poderão trabalhar os seguintes pontos:

  • Autoconhecimento
  • Autoestima
  • Bloqueios
  • Conflitos
  • Habilidades
  • Motivações
  • Objetivos e projetos pessoais
  • Planos futuros
  • Dificuldade de aprendizagem
  • E outros. 

Tudo isso porque o projeto busca prevenir a evasão e o baixo desempenho universitário, ao mesmo tempo que contribui para uma performance profissional e social satisfatórias. 

Exemplos de casos tratados no NAP

As psicólogas contam que já atenderam uma aluna que estava muito insegura em relação a escolha profissional no auge dos seus 50 anos, pois passou a vida trabalhando na mesma área burocrática durante toda a vida e agora resolveu mudar de área. Entretanto, há uma indecisão entre fazer o que gosta ou que realmente as pessoa a consideram boa.

Outro caso é de uma moça que é extremamente ligada aos pais, a ponto de não conseguir tomar suas próprias decisões, até mesmo casar. Toda vez que ela consegue se afastar e seguir seu caminho, algo acontece e ela retorna para perto deles novamente.   

As psicólogas atenderam esses e outros casos, e as sessões podem ser individuais ou em grupo, dependendo de cada caso. 

Como participar do NAP?

Como mencionamos lá no início do texto, o NAP fica dentro do Portal do Estudante, e o agendamento para receber atendimento é feito por lá previamente. 

Além disso, esse atendimento psicológico está de acordo com as seguintes normas vigentes: Resolução CFP nº 011/2018, Resolução CFP nº 004/2020 do Conselho Federal de Psicologia.

O horário de atendimento para grupos de até 10 pessoas acontece toda sexta-feira, das 14h00 às 18h00. Já em casos de atendimentos individuais, os encontros serão às quintas-feiras, das 14h às 18h. A demanda será a cada 15 dias, sendo intercalado entre alunos de pós-graduação e graduação. 

Últimas Noticias
informativo maio
5 de maio de 2022

Informativo Maio de 2022

exames laboratoriais
13 de abril de 2022

Nova Resolução: CFBM autoriza Biomédicos a solicitarem exames laboratoriais

12 de abril de 2022

Naturopatia Quântica: medicina ou terapia?

nepuga
8 de abril de 2022

Aulas Práticas: veja os Polos Nepuga abertos para agendamento