Principais dúvidas da pós: Declaração Imposto de Renda 2022

Você sabia que o seu gasto com a pós-graduação pode ser declarado no imposto de renda? Muitos alunos têm dúvidas de como fica a questão da pós-graduação com relação a declaração de impostos. Mas com o prazo chegando, decidimos responder a sua dúvida se as mensalidades da sua especialização podem ou não ser abatidas. Em […]
declaração

Você sabia que o seu gasto com a pós-graduação pode ser declarado no imposto de renda?

Muitos alunos têm dúvidas de como fica a questão da pós-graduação com relação a declaração de impostos. Mas com o prazo chegando, decidimos responder a sua dúvida se as mensalidades da sua especialização podem ou não ser abatidas.

Em muitos casos, as despesas com ensino superior, como pós, especialização e cursos profissionalizantes, podem e devem ser declaradas. Para isso, é necessário comprovar seus gastos por meio de um documento emitido pela IES.

O prazo para Declaração de Renda de Pessoa Física (DIRPF) foi divulgado pela Receita Federal, e será entre os dias  02 de março e 30 de abril. Assim, os alunos Nepuga/FAPUGA começaram a entrar em contato solicitando informações sobre a Declaração do Imposto de Renda (IR)  2022.

Pensando na necessidade dos nossos alunos, preparamos esse artigo com o passo a passo para que você possa fazer a solicitação rapidamente dentro do seu próprio portal e não perder nenhum prazo, confira!

Quais gastos com educação podem ser deduzidas do IR?

Se você se encaixa nas categorias que precisam declarar o Imposto de Renda, e quer deduzir seus gastos com educação, saiba o que pode ser dedutível e tudo que deve estar incluído na sua declaração. 

As despesas com cursos de educação superior podem ser deduzidas do IR dentro do valor limite de R$3.561,50 por pessoa ao ano. Assim, os gastos declarados podem incluir taxas de matrícula, cursos profissionalizantes e mensalidades de cursos de graduação e pós-graduação.

Embora a dedução com educação seja limitada, o contribuinte deve informar a quantia total desembolsada, mesmo que seja superior ao valor máximo de abatimento. Isso porque, a Receita Federal compara o total gasto pelo contribuinte com as receitas declaradas pelas instituições de ensino. Por isso, o documento emitido deve conter os seguintes dados:

  • CPF do titular
  • Valor total
  • CNPJ, nome e endereço  da Instituição

Agora que você já sabe tudo sobre como declarar gastos com educação no IR, não tem porquê ficar de fora dos benefícios. Veja como realizar a emissão diretamente no seu portal do aluno.

Como emitir a declaração para Imposto de Renda online

1° passo: Acesse a área do aluno e faça login através do seu RA, CPF, email e digite sua senha;

2° passo: Dentro do seu portal do aluno clique na opção “Financeiro” na aba de opções;

3° passo: Clique no botão “Declaração Imposto de Renda, baixe e imprima o seu documento.

Veja o tutorial em vídeo aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2022 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - TERMOS DE PRIVACIDADE                        Feito pelo Grupo Puga&Nunes ❤